domingo, 8 de maio de 2011

PESQUISANDO O TEMA (página 3)

A-Quais são os pré-requisitos para um cidadão poder fotar no brasil?

Resposta: Tem que ter mais de 16 anos de idade, ter título de elitor, ter consciência política, ser brasileiro.

B-Quanto as mulheres conquistaram o direito de votar?

Resposta: Há 75 anos o voto feminino, um dos pilares da luta das mulheres por seus direitos, ganhou no Brasil  um importante impulso. Em 1934 foi consolidado o Código Eleitoral, que reformava outro marco na luta pelos direitos das mulheres. Ele retirava as exigências do Código Eleitoral Provisório de 1932, que passou a permitir o voto feminino com a imposição de que só as casadas com o aval do marido ou as viúvas e solteiras com renda própria teriam permissão para exercer o direito de votar e serem votadas. O Código de 34 retirou essas determinações e deixou como única restrição a obrigatoriedade do voto, só prevista para os homens. Apenas em 1946 o voto feminino passou a ser obrigatório também para as mulheres.
A luta por igualdade dos direitos e de tratamento, no entanto, é bem anterior e remete diretamente ao Dia Internacional da Mulher. A data lembra uma greve ocorrida numa fábrica de tecidos no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, conduzida por operárias. Suas principais reivindicações eram a redução da jornada de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para a execução de um mesmo serviço) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

C-Em algums períodos da História, os bresileiros forma impedidos de votar.Quanto isso aconteceu? Qual o motovo do impedimento?

Resposta: Na didatura militar de 1964 a 1985, não haviam eleições, eram militares quem governavam o Brasil e escolhiam os governadores do Estado, que não precisavam ser militares, mas eram simpáticos a causa à didatura e foram se sucedendo os generais por 21 anos.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

D-Por que o sistema eleitoral brasileiro é conhecido como um dos mais modernos do mundo?

Resposta:  Pela utilização da urna eletrônica, pois através dela, a apuração pode ser feita após algumas horas do termino de eleição.

sábado, 7 de maio de 2011

Pesquisando o tema (página 3)

Como você estudou, nem sempre houve essa preocupação no Brasil. Pesquise a evolução do processo eleitoral brasileiro e responda, no caderno, ás questões a sequir:

A- Quais são os pré-requisitos para um cidadão poder votar no Brasil ?
RESPOSTA: Ter 16 anos ou mais, ter título de eleitor (ganha quando se completa 16 anos opcional ou 18 obrigatório),  e ir no cartório mais próximo e se informar sobre documentos, ter consciência política, saber o que acontece em todo o brasil, saber o que cada candidato oferece, o papel.

B- Quando as mulheres conquistaram o dinheiro ao voto ?
 RESPOSTA: Há 76 anos a brasileiras ganharam o direito de votar nas eleições nacionais obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino, que só passou a ser obrigatório em 1946.
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do “voto de saias” para todo o país.
Atualmente, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra.
Apesar do avanço feminino na política, o Brasil ainda não teve nenhuma mulher eleita presidente. Mas isso pode mudar em breve.


C- Em alguns períodos da História, os brasileiros foram impedidos de voltar. Quando isso aconteceu ? Qual o motivo do impedimento ?
RESPOSTA:  Na didatura militar de 1964 a 1985, não haviam eleições, eram militares quem governavam o Brasil e escolhiam os governadores do Estado, que não precisavam ser militares, mas eram simpáticos a causa (à didatura) e foram se sucedendo os generais por 21 anos.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.


D- Por que o sistema eleitoral brasileiro é conhecido como um dos mais modernos do mundo ?
Pela utilização da urna eletrônica, pois através dela, a apuração pode ser feita após algumas horas do termino de eleição.